Identificação de Possível Projeto Roadbond
Amostras
Equipamento de Laboratório
Equipamento de Construção para Projeto Piloto
Corpo de Funcionários
Treinamento Roadbond
Projeto Piloto
Sequência de Testes
Conclusão
1.Identificação de Possível Projeto Roadbond
O uso de Roadbond deve ter como seu objetivo de providenciar uma solução para uma construção que enfrenta desafios sérios, como por exemplo a falta de materiais de construção de alta qualidade, para reduzir atividades da argila nos materiais de construção e melhorar as propriedades de materiais disponíveis a sustentar cargas pesadas dos materiais, etc.
O processo de aplicação de Roadbond não deve interfirir com as operações convencionais de construção. O mesmo equipamento de construção utilizado na construção convencional será necessário e todos os processos convencionais precisam ser seguidos.
Antes de iniciar
qualquer investigação ou projeto piloto, o plano de concepção da
pavimentação (todo o trabalho requerido, usando todos os dados
disponíveis: contagem do trânsito, de veículos pesados,
crescimento do fluxo de trânsito, etc.) utilizando modelos de
conceitos e desenhos relevantes de pavimentação precisam ser
apresentados às autoridades competentes e/ou cliente. O objetivo
é se assegurar que os parâmetros da concepção sejam respeitados
e que o uso de Roadbond seja investigado e comercializado
tecnicamente e corretamente de acordo com os procedimentos
Tradefin.
O uso de Roadbond deve ser técnicamente investigado e sua aplicação correta e maximizada deve ser determinada e verificada através da condução de testes de laboratório. É importante observar que não se está trabalhando com um modelo gerado por um computador e que testes duplicados ou até triplicados a partir da mesma amostra podem gerar resultados variados.
Cada autoridade tem descrições técnicas próprias de como as amostras devem ser extraídas e preparadas para uma série de testes. É de extrema importância que todos os processos e procedimentos detalhados nas diretrizes técnicas para amostragem e preparação para testes seja estritamente seguido.
Uma ampla variedade dos testes deve ser realizado em amostras naturais antes da realilzação de qualquer teste com Roadbond, a fim de fornecer uma classificação de engenharia do material.
Isso inclui: Testes MOD (Mod AASHTO) / OMC (Optimum Moisture Content - Teor de Humidade Adequado), Análise de Dimensão das Partículas e Limites Atterberg e testes CBR (Californian Bearing Ratio - Escala de Capacidade da Califórnia). Recomenda-se que os testes sejam conduzidos em triplicata sobre o material natural. Todos os testes Roadbond devem ser tratados com uma variedade de aplicações Roadbond. Recomenda-se que todo o material natural seja testado com o mínimo de cinco aplicações de modo que um amplo espectro de aplicações Roadbond seja considerado e investigado.
Sendo assim, amostras suficientes precisam ser extraídas para
que os testes acima sejam realizados em amostras que representam
o mesmo lote no qual os testes naturais foram conduzidos.
Cada autoridade tem uma orientação técnica para determinar a
quantidade necessária de cada amostra por teste. Então, amostras
suficientes precisam ser extraídas para que os seguintes testes
possam ser conduzidos:
- Testes Naturais (MOD/OMC; CBR; Dimensão da Partícula/Limites
Atterberg) – todas em triplicata;
- Testes Roadbond (CBR e/ou UCS (Unconfined Compressive
Strength-kPa - Resistência à compressão nao delimitada-kPa) se
cal/cimento é acrescentado) – 5 dosagens diferentes – todas em
duplicata.
A abrangência da dosagem de Roadbond será determinada pelos resultados dos testes naturais.
Todas as amostras representadas devem ser preparadas estritamente de acordo com a amostragem da autoridade competente e de acordo com as diretrizes de preparação.
Todos os equipamentos para a realização dos testes exigidos devem ser calibrados com a certificação válida: MOD Compactador Mecânico e moldes, Balanças e peneiras, Dispositivos para conduzir Limites Atterberg, moldes CBR/UCS, CBR, tratamento de águas para banho.
Para o armazenamento, a mistura e a distribuição de Roadbond os seguintes são necessários: limpar um recipiente de 2 litros ou 5 litros; pipetas e cilíndros de medição com o máximo de 1 ml de calibragem.
Para o tratamento das amostras tratadas com Roadbond (anterior a compactação nos moldes), é necessário 10 tambores com tampas que podem armazenar 10kg de cada amostra.
Os requerimentos acima se aplicam também aos laboratórios no próprio local.
4. Equipamento de Construção para Projeto Piloto
O campo de aplicação Roadbond não requer nenhum equipamento especializado. Um caminhão pipa convencional ou um distribuidor de água é adequado para a aplicação de Roadbond.
Também requer: motoniveladora, trator com esteira rolante, rolo compressor
Também requer um medidor de humidade/densidade nuclear (Troxler ou Humboldt etc.)
Técnologo/Engenheiro de
Planejamento e Elaboração:
Responsabilizar-se pela pavimentação
e o projeto de obra das camadas.
Técnico de Laboratório:
A ser treinado no laboratório para condução dos testes Roadbond.
Para conduzir e supervisionar o processo de testes com Roadbond.
Técnico de
Materias In Loco:
Para Verificar e confirmar conteúdo de humidade e compactação
necessários.
Para extrair amostras dos materiais de camadas tratadas para
testes de verificação e dados da construção.
Mestre de Obras:
A ser treinado na aplicação de campo de Roadbond.
Para direcionar e supervisionar o processo de construção.
O treinamento relativo ao produto Roadbond é necessário nas diferentes esferas:
Marketing e Vendas –
Agente:
O que é Roadbond?
Como Roadbond funciona?
Como armazenar e manusear Roadbond?
Quais são os protocolos a serem seguidos ao planejar testes e
projetos piloto?
Testes em
Laboratório – Técnicos de Laboratório:
Como misturar e armazenar Roadbond?
Como determinar as dosagens para testes com Roadbond?
Como realizar os testes de laboratório?
Mestre de Obras:
Como determinar a quantidade de Roadbond requerida por área de
construção?
Como medir a quantidade necessária de Roadbond e como distribuir
e misturar Roadbond em caminhão pipa/distribuidor?
Como treinar o operador do caminhão pipa/distribuidor na
aplicação uniforme da solução Roadbond?
Primeiro Passo: Investigação Inicial para Constatar Viabilidade
Cliente/Autoridade Competente se submeterem a solicitação de Tradefin para informação do produto com base numa dificuldade particular de construção, como por exemplo: Qual é o problema e como Roadbond pode auxiliar na solução do problema?
Tradefin responder de acordo.
Segundo Passo: Projeto de Sequência de Testes.
Cliente/Autoridade Competente devem se submeter ao Tradefin: Projeto
Relevante de Pavimentação / Design da Obra das Camadas.
Conduzir Testes nos materiais nativos (em triplicata):
MOD/CBR/Dimensão da Partícula/Limites Atterberg e submeter ao
Tradefin.
Tradefin então deve elaborar a sequência de testes Roadbond
Terceiro Passo: Treinamento de Funcionários relevantes (nessa fase, um representante Tradefin viaja ao país em questão
Veja acima (Treinamento Roadbond) – Requer um dia para treinar o Tecnólogo e Engenheiro de Planejamento e Elaboração + Técnico de Laboratório + Técnico In Loco + Mestre de Obras.
Quarto Passo: Testes de Laboratório
Garantir e realizar os testes de Roadbond sob a orientação e direção
do Representante Tradefin.
Todo o processo de testes de laboratório para as amostras tratadas
com Roadbond leva 6 dias.
Quinto Passo: Teste em Campo
A preparação da secção de teste em campo pode ser realizado enquanto
as amostras sendo testadas estão sendo embebidas durante 4 dias. O
preparo da área inclui:
Delinear os pontos de início e fim.
Se materiais naturais no local estão sendo tratados, remova a camada
até a profundidade necessária e depois quebre os nódulos de terra ou
torrões de material.
Se o material é importado, esmaguar o material com um trator de
esteira rolante para que os conglomerados maiores possam ser
quebrados.
Treinar o Operador do caminhão pipa/distribuidor.
Realização do Teste em Campo/Projeto Piloto:
Verificar se estão em conformidade com as especificações de
planejamento e elaboração.
Verificar os requerimentos de compactação (teste usando o medidor de
densidade nuclear).
Verficar a qualidade do material. Amostras a serem extraídas da obra
de camadas tratadas e testadas para parâmetros de força.
1° Passo: Autoridade Competente se responsabiliza e realiza a testagem natural e submete resultados ao Tradefin
2° Passo: Representante do Tradfin elabora dosagens para testes do Roadbond.
3° Passo: Realizar testes com Roadbond em laboratório sob a supervisão do Representante Tradefin.
4° Passo: Após a aplicação em campo, as amostras deverão ser extraídas da camada tratada e testados para averiguar conformidade com parâmetros de elaboração e planejamento.
Depois de mais de uma década e meia, nossa experiência com construção de estradas e rodovias tem resultado nos melhores procedimentos, práticas e protocolos acima citados, a fim de servir nossos clientes e acionistas de forma mais estruturada e eficiente.