Roadbond é um estabilizador químico do solo e de auxílio à compactação. Quando misturado no preparo do solo, ele tem o efeito de reduzir a atividade de contração/expansão do solo (seja ele terra, barro ou argila) e aprimora a compactação de todos os tipos desses materiais.
Atualmente, em quase toda parte do mundo, existe uma carência geral de recursos necessários para fornecer uma rede de estradas adequadas. Isso é, principalmente o resultado de cortes do financiamento do governo para a construção de estradas, enquanto outros projetos subiram de posição quanto a prioridades, tais como: moradia/habitação, escolas e hospitais. Ao mesmo tempo, o custo de obtenção de materiais de qualidade para a construção de estradas está aumentando exponencialmente e estes materiais são cada vez mais escassos para se obter, enquanto esses recursos estão se esgotando, tornando-se necessário o transporte dos mesmos de longas distâncias. Esta situação está forçando uma reavaliação dos projetos convencionais de rodovias, das normas dos materiais e dos métodos de construção.
Diante desses problemas, os engenheiros estão tendo que especificar o uso de materiais abaixo do padrão em muitas estradas. Isto, contudo, conduz a problemas adicionais, particularmente sobre a terra e cascalho, tais como:
Segurança, saúde e problemas ambientais relacionados com a poeira ou material de superfície solta;
Problemas de manutenção relacionada à durabilidade da superfície em piso molhado e seco;
Nível de problemas no serviço de manutenção relacionados à deterioração de superfície geral, como por exemplo sulcos e buracos, causados por materiais inferiores, volume de tráfego elevado e cargas pesadas.
Manutenção freqüente feita por bons operadores e experientes pode limitar o último problema de forma significativa, porém é caro e prejudicial para o fluxo de tráfego além de trazer graves implicações na segurança rodoviária.
Ao longo dos últimos anos, com o objetivo de superar estes graves problemas, engenheiros do mundo inteiro embarcaram numa série de avaliações experimentais, utilizando vários aditivos químicos nas camadas de cascalho e pavimento das estradas, para analisar o desgaste do mesmo. Estas avaliações se classificaram nos seguintes grupos:
O uso de aditivos sintéticos para modificar os padrões de desgaste já existentes com o cascalho e em materiais naturais ao local, para melhorar a durabilidade e a capacidade de suportar cargas pesadas;
O uso de aditivos sintéticos convencionais sob superfícies finas betuminosas para melhorar as camadas feitas abaixo do padrão, com um resultado positivo quanto a custo e benefício.
Roadbond é exatamente um aditivo que tem sido utilizado em vários países para facilitar a utilização de materiais de construção de média qualidade para as camadas de pavimento rodoviários. Roadbond permite o uso adequado in situ ou do material natural ao local e à disposição para prover uma camada de pavimento que possui várias vantagens.
O que diferencia Roadbond no mercado?
1. Desde 1994, Roadbond tem sido usado com grande sucesso.
2. 1992 e 1993 foram anos de pesquisa e desenvolvimento do RBX25 em uma universidade no Reino Unido, em duas universidades Sul-Africanas, bem como em conjunto com o Departamento Sul-Africano de Transporte de KwaZulu Natal, até se alcançar a melhor fórmula para uma ampla gama de solos.
3. Roadbond já vem sendo utilisado para a construção de milhares de quilômetros de estradas, com excelentes resultados.
4. Roadbond é fornecida em uma forma super concentrada - RBX25.
5. 25 litros de RBX25 pode ser diluído com água para produzir 625 litros de produto de nível comercial de Roadbond. Este processo de mistura pode ser realizado de forma segura e bem sucedida no próprio local.
6. Os tambores de 25 litros proporcionam facilidade de manuseio, armazenagem e notável redução nos custos de frete.
7. Roadbond tem vida útil indefinida - consulte a página de Saúde e Segurança.
8. Roadbond é extremamente seguro para trabalhar no que diz respeito à saúde e segurança.
9. Roadbond possibilita a construção de uma estrada que oferece serviços com um custo menor do que a de uma estrada de cascalho sem tratamento, utilizando métodos tradicionais de construção.
10. Roadbond só é usado no local após a realização dos procedimentos laboratoriais corretos e abrangentes para determinar a dosagem correta para os melhores resultados no tratamento do solo em particular. Muitos outros produtos usam uma dosagem idêntica por metro cúbico, sem considerar o tipo de solo no local, o que muitas vezes resulta em custo mais elevado.
11. Nossa empresa trabalha com consultores independentes para supervisionar testes de laboratório e construção de estradas usando Roadbond. Esses consultores têm a sua reputação profissional para proteger e, portanto, não irão fazer quaisquer declarações falsas à respeito de nosso produto.
12. O desempenho do produto fala por si, portanto não nos envolvemos com “aquisição de pedidos”. Além disso, a reputação impecável da empresa é de suma importância para os proprietários, colaboradores, distribuidores e engenheiros de consultoria.
13. Em nossa experiência e segundo nosso conhecimento, Roadbond usa até a metade da quantidade da dosagem dos outros produtos utilizados para estabilizar a mesma quantidade de solo. Os processos de avaliação do solo bem como a avaliação do procedimento para determinar a dosagem ideal realizados pela Roadbond são científicos e exatos.
14. A aplicação de Roadbond não requer nenhum equipamento especializado. Roadbond pode ser aplicado usando um caminhão pipa convencional.
15. Roadbond foi testado em uma variedade de materiais de construção e os resultados demonstram que este funciona eficazmente com todos os tipos de materiais que vão desde materiais isentos de teor plástico até aqueles com alto teor plástico.
16. Roadbond não entope ou danifica qualquer maquinário utilizado para a construção de estradas.
17. Roadbond é biodegradável para uso em lagos, açudes e outras instalações próprias para armazenamento de água.
18. Roadbond não coloca em risco o meio ambiente pois não traz nenhum prejúizo ambiental ao solo ou à água.
19. A fim de testar o seu desempenho sob condições extremas de temperatura, Roadbond tem sido utilizado em uma ampla variedade de condições climáticas, com excelentes resultados em todas as instâncias.
20. Os materiais de construção tratados com Roadbond podem ser reutilizados sem a necessidade de adicionar mais Roadbond.
21. Roadbond reduz os custos gerais de manutenção em 20% a 25% aproximadamente.