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Perguntas Frequentes

Estabilizador de solo e auxiliador de compactação

Engenheiros envolvidos na construção de estradas, terraplanagens de grandes áreas dentre outros grandes projetos de construção, tais como pistas de aeroportos, barragens e estacionamentos industriais entendem com facilidade as várias vantagens de Roadbond, além do custo. Relatórios e apoio técnico encontram-se a disposição junto aos fornecedores do produto. No entanto, muitos indivíduos são colocados na posição de escolher usar Roadbond ou não, sem ter o conhecimento técnico para o mesmo, estando por sua vez, com a responsabilidade da provisão financeira e assim têm dificuldade para compreender como recursos preciosos podem ser economizados utilizando Roadbond.

The following non-technical answers to frequently asked questions, we trust, will assist decision makers to take positive decisions with confidence regarding the specification and use of Roadbond in projects under their control.

O que é Roadbond?
Roadbond é um produto perigoso?
Como Roadbond é aplicado?
Qual é a possível melhoria de força?
Existem outras melhorias em material tratado com Roadbond?
O Roadbond reduz o custo de construção de estradas?
Custos de manutenção podem ser reduzidos com a utilização de Roadbond?
Qual é o índice de construção que se pode atingir utilizando Roadbond?
Onde o Roadbond é fabricado?
Como o Roadbond é embalado e entregue?
Qual a quantidade necessária de Roadbond para tratar um quilômetro de estrada?
O fabricante ou fornecedor de Roadbond presta algum tipo de apoio técnico?
Roadbond é um produto novo e que nunca foi testado?
Qual é a história e o pano de fundo de Roadbond?

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P: O que é Roadbond?

Roadbond é uma mistura patenteada de substâncias químicas (líquidas), as quais, ao serem diluídas em água e aplicadas a maioria dos tipos de solo e materiais de cascalho, anteriores a sua compactação, aumentam significativamente a sua força e poder de compactação, possibilitando o uso de materiais que seriam rejeitados por serem inadequados ou de baixa qualidade e que, agora podem ser usados no processo de construção. O material aceitável também é aprimorado por Roadbond.

P: Roadbond é um produto perigoso?

Não. Roadbond é fornecido como um produto concentrado, é um ácido e é classificado com a finalidade de ser transportado por via aérea, marítima ou rodoviária, como ligeiramente corrosivo. Em sua forma concentrada Roadbond é 99% biodegradável, não é inflamável e é seguro para manuseio com roupas de proteção mínima.  

Ao ser diluído para uso, não é corrosivo, e é seguro para o meio ambiente em geral, não apresentando nenhum risco para seres humanos, animais, aves e vegetação. Os dados quanto a segurança, saúde e manuseio são fornecido juntamente com o produto.

P: Como Roadbond é aplicado?

Terraplanagem, tais como em estradas, são construídos em camadas de 15 - 30 cm. O material utilizado para as camadas, seja o solo ou o cascalho, são colocados onde necessário e em seguida é pulverizado com água, que é então misturado uniformemente com o material para auxiliar o processo de compactação. Roadbond é simplesmente adicionado em quantidades controladas no tanque de água antes do processo de pulverização, de modo a ser aplicado uniformemente ao material que se encontra na camada, antes do processo de mistura e de compactação. Nenhum equipamento especial é necessário..

P: Qual é a possível melhoria de força?

Isto varia com o tipo de material, mas em média, há melhora na capacidade de sustentar cargas pesadas no material tratado com Roadbond, após sua compactação, está entre 80 a 100%. Já foram registrados aumentos de até 300%..

Q. P: Existem outras melhorias em material tratado com Roadbond?

Sim.Muitos materiais contêm partículas de argila, que são extremamente fortes quando secos, mas enfraquecem rapidamente quando molhados. Ao serem tratados com Roadbond, as partículas de argila repelem a água (hidrofóbico) e o material retém sua força e resistência em condições molhadas.A alteração das partículas de argila é permanente e não pode ser revertida. O material também é capaz de ser compactado para densidades mais elevadas, aumentando a sua força e resistência à penetração da água.  

Onde o material contém poucas/não existentes partículas de argila, o agente de compactação no Roadbond permite maiores densidades de compactação a ser obtida com menor esforço e uma consequente redução de custos.

P: O Roadbond reduz o custo de construção de estradas?

Sim, essa economia de custo pode ser obtida de várias maneiras. Como foi afirmado anteriormente, as estradas são construídas em camadas e a camada superior precisa ter a maior força para suportar a carga ou peso do tráfego que é  diretamente aplicada sobre ela. Esta carga é por sua vez dissipada através das camadas inferiores que sucessivamente requerem menos força à medida que as camadas vão se afastando da superfície. A força de cada camada é especificada para atender a carga de tráfego para o qual a estrada foi projetada. Caso ocorra que o material no alinhamento da estrada bem como aquela adjacente não sejam de acordo com o padrão de força especificado, é então necessário escavar, remover do local e substituir por material importado a um custo consideravelmente superior.  

Porém, se Roadbond é capaz de aumentar a força do material in situ disponível para ser conforme o padrão especificado no projeto, o custo de remoção e substituição é economizado. Onde o material disponível pode ser utilizado, porém é de força inferior, é muitas vezes necessário aumentar a espessura da camada ou aumentar o número de camadas estruturais para atender aos requerimentos especificados no projeto.  

Ao utilizar o Roadbond para aumentar a força do material, a espessura ou o número de camadas pode ser reduzido. Se o projeto, utilizando o material sem tratamento requer quatro camadas estruturais e pode ser reduzido a três camadas de menor espessura, pode se obter uma economia de em torno de 25%.

P: Custos de manutenção podem ser reduzidos com a utilização Roadbond?

Sim. No caso de uma estrada não pavimentada, estudos do Banco Mundial vêm demonstrando que esburacamentos, sulcos, escoamento do cascalho com a ação da água da chuva, bem como a geração de poeira podem todos ser reduzidos com uma manutenção periódica (reposição do cascalho, etc.) que se estende além dos intervalos comuns de 3 a 4 anos, reduzindo a manutenção de forma geral em até 20 a 25%.  

Na África do Sul bem como em outros países onde Roadbond vem sendo utilizado, tem sido possível construir estradas pavimentadas com um custo menor até do que uma estrada de cascalho sem tratamento conforme a construção tradicional. A economia que se tem obtido vem sendo calculado após a inclusão do custo de Roadbond no custo da construção.

P: Qual é o índice de construção que se pode atingir utilizando Roadbond?

Na Russia afirma-se que o índice de construção que se tem alcançado é de um quilômetro por dia, para estradas/rodovias. Na África do Sul um número mais conservador de 400 a 500 metros por dia por unidade de construção vem sendo a norma.  

P: Onde o Roadbond é fabricado?

Todos os produtos Roadbond são fabricados na África do Sul e a capacidade de produção é mais que suficiente para satisfazer as exigências internacionais. O acréscimo de uma sucursal na Europa está sob consideração.

P: Como o Roadbond é embalado e entregue?

Roadbond tem uma vantagem sobre qualquer outro estabilizador SPP, por ser possível fabricá-lo em formato super concentrado para reduzir custos de envio, armazenamento e manuseio. O produto concentrado (RBX25) pode ser transportado por via marítma ou aérea em tambores de plástico com uma capacidade de 25L contento o equivalente a 625 litros de Roadbond (padrão de força comercial) o qual é facilmento diluído no local anterior a sua utilização.

P: Qual a quantidade necessária de Roadbond para tratar um quilometro de estrada?

A resposta desta pergunta depende de dois dados essenciais:

  • Quantos metros cúbicos de material necessitam de tratamento;

  • Qual é a melhor dosagem de Roadbond necessária para tratar 1 metro cúbico de material.

Por exemplo, se camadas de 2 x 15 devem ser estabilizadas em uma estrada com uma largura de 6,5 metros, um simples cálculo matemático determinará que o número arredondado de 2.000 metros cúbicos por quilômetro deverá ser tratado com Roadbond.

A quantidade de Roadbond necessária para tratar o metro cúbico do material varia para adequar-se ao tipo de material a ser tratado, e de forma geral, quanto mais argila houver no material, mais elevada será a dosagem de Roadbond para se obter os melhores resultados. As dosagens podem variar de até 75 mililitros/metro cúbico (ml/M3) chegando a 250 ml / M3.

A dosagem requerida para um material em particular é determinada por testes simples num laboratório de solos.

Numa dosagem típica de 150 ml / M3 determinada por um laboratório de solos e material a ser tratado por quilômetro de 2.000 M3, a quantidade necessária seria de 300 litros de Roadbond (12 litros do RBX25 super concentrado).

P: O fabricante ou fornecedor de Roadbond presta algum tipo de apoio técnico?

O fabricante fornece instruções técnicas adequadas para o uso e aplicação correta de Roadbond, inclusive instruções para exame ou análise de laboratório. Quando requerido pelo cliente, os serviços de consultores e técnicos experientes estão disponíves para dar a assistência ao projeto da estrada, exames de laboratório e apoio no local durante a construção. Tais serviços serão cobrados de forma razoável e accessível.

P: Roadbond é um produto novo e que nunca foi testado?

Não. Roadbond tem sido usado com sucesso na construção de estradas desde 1994, em uma variedade de solos diferentes e de condições climáticas. Excelentes estradas foram construídas na Sibéria, onde as temperaturas variam de - 50 º C no inverno até  + 50 º C no verão. Na África do Sul, em estradas tratadas com Roadbond sobreviveram a fortes chuvas e inundações, sem qualquer tipo de dano. De modo geral, Roadbond tem sido usado com sucesso para a construção de mais de 7.000 quilômetros de estradas ao redor do mundo.

P: Qual é a história e o pano de fundo de Roadbond?

J. W. MacBain, um arquiteto por profissão, se envolveu em uma tecnologia inovadora quando participou da concepção de um suporte para mineração de uma nova e profunda mina de ouro. Em conjunto com uma subsidiária anglo-americana, o produto foi desenvolvido, testado exaustivamente, e tornou-se um item padrão e indispensável nas minas de ouro sul-africanas.  

Depois de vender o negócio e se aposentar, um problema específico na construção de estradas e rodovias lhe chamou muita atenção: a estabilização do solo subjacente na qual as estradas foram construídas.  

J. W. MacBain, com seu extenso conhecimento de estruturas, iniciou um programa de pesquisas, realizado em uma universidade do Reino Unido, em duas universidades sul-africanas e o Departamento de Transportes em KwaZulu Natal na África do Sul.  

O produto Roadbond assim surgiu. Pesquisas adicionais levaram a sua fórmula super concentrada conhecida como RBX25 que não tinha sido alcançado por qualquer outro fabricante de produtos para estabilização do solo.  

Os primeiros testes bem sucedidos de laboratório e de campo foram realizados em 1994 e estradas estabilizadas por Roadbond existem desde então. Roadbond tem sido utilizado em mais de 7000 quilômetros até a presente data.