Roadbond é um estabilizador químico do solo e um auxílio à compactação. Quando misturado aos solos, ele tem o efeito de reduzir a atividade de contração/expansão do solo de argila e aprimora a compactação de todos os tipos destes materiais de construção.
A molécula de Roadbond contém uma cabeça hidrófila e uma cauda hidrofóbica. Ao se ;misturar com os solos diferentes, a cabeça hidrófila se anexa as partículas do solo e as encobre. A cauda hidrofóbica repele a humidade para longe da superfície da partícula do solo.Este processo duplo é o responsável eficaz pela redução da atividade de contração/expansão nas argilas expansivas. Materiais de construção tratados com Roadbond podem ser re-utilizados sem a necessidade de acrescentar mais Roadbond.
Engenheiros envolvidos na construção de estradas e outros grandes projetos que demandam o transporte de grandes porções de terra, tais como pistas de pouso, represas, estacionamentos industriais, entendem com facilidade o custo e as demais vantagens do uso de Roadbond. Roadbond é utilizado no local somente após a realização dos procedimentos corretos e abrangentes de laboratório, os quais determinam a dosagem mais eficaz aos resultados para o solo que será tratado para ser utilizado na estrada. Roadbond é ecologicamente correto e não há detrimento algum com a água subterrânea ou na superfície do solo. Roadbond comprovadamente estimula o crescimento de grama nos sulcos laterais bem como nos aterros.
Roadbond já foi testado numa variedade de materiais de construção e os resultados dos testes demonstram que trabalha de forma eficaz nos materiais, desde os solos isentos de elementos plásticos até os de alto teor plástico.
A pesquisa e desenvolvimento continuam com o objetivo de oferecer aos usuários de Roadbond um produto e uma capacidade técnica que seja superior em todos os aspectos, na medida em que continuamos a construir estradas para construir nações.
RESUMO DOS RESULTADOS DO TESTE ROADBOND NA PROVÍNCIA DE KWAZULU-NATAL, ÁFRICA DO SUL
Material | No. Estrada e Camada | Optimum Moisture Content(OMC) | Maximum Dry Density (MDD) kg/M3 | CBR Encharcado @ 100%Mod AASHTO | |||
Natural | Treated | Natural | Treated | Natural | Treated | ||
Dolerite Profundamente Desgastado | Selected | 15.9 | 15.2 | 1756 | 1823 | 18 | 74 |
-4.40% | 3.80% | 311% | |||||
Dolerite Desgastado | Base | 9.3 | 8.7 | 2193 | 2217 | 37 | 64 |
-6.45% | 1.10% | 73% | |||||
Arenito | Base | 11.8 | 9.1 | 1946 | 1987 | 15 | 51 |
-22.90% | 2.10% | 240% | |||||
Khaki/Marrom Xisto | Base | 8.7 | 8.1 | 2067 | 2113 | 43 | 59 |
-6.89% | 2.20% | 37% | |||||
Dolerite Desgastado | Base | 10.8 | 10.3 | 2093 | 2119 | 49 | 69 |
-4.63% | 1.30% | 41% | |||||
Decomposto Dolerite | Base | 11.4 | 10.4 | 1959 | 2103 | 30 | 66 |
-8.77% | 7.40% | 120% | |||||
Amarelo/Marrom Lamito | Selected | 11 | 10.2 | 1919 | 1969 | 17 | 36 |
-7.27% | 2.60% | 112% | |||||
Argila Siltosa Vermelha | Earthworks | 16.2 | 15.9 | 1743 | 1829 | 10 | 26 |
-1.85% | 4.90% | 160% | |||||
Amarelo/Marrom Lamito | Base | 14.4 | 12.9 | 1851 | 1934 | 9 | 37 |
-10.42% | 4.50% | 311% |
Observação: Em cada caso, o tratamento com ROADBOND aumentou o CBR (Californian Bearing Ratio - escala de capacidade da Califórnia) e o MDD (Maximum Dry Density - densidade máxima seca) e reduziu o OMC (Optimum Moisture Content - teor de humidade adequado) dos materiais testados.
VANTAGENS
OBRAS DE GRANDE PORTE
Roadbond é eficaz até em obras de grande porte como redes interestaduais, como um estabilizador e auxílio na compactação, devido à sua habilidade particular de densificar o solo, formando uma camada mais impermeável e dura.